Gengivite é a inflamação da gengiva, tecido que da suporte aos dentes. Ela é causada pela placa bacteriana, uma fina película que se acumula na superfície dos dentes e deposita-se no sulco gengival (espaço em que o dente encontra a gengiva). Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diariamente, ela produz toxinas (ácidos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite.
No estágio inicial da doença o osso e o tecido alveolar onde se fixam os dentes não são afetados, tornando mais fácil de reverter os danos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes.
Causas
A causa mais comum da gengivite é a falta de higiene bucal adequada, que permite o acúmulo da placa bacteriana nos dentes e na gengiva. Outras causas possíveis são má oclusão, tártaro, cáries, ausência de restaurações, baixa produção de saliva, cigarro, certos medicamentos e a exposição a metais pesados, por exemplo, o chumbo e o bismuto.
Sintomas
Os sintomas mais comuns incluem gengiva vermelha, inchada e sensível que pode sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada.
Quando a periodontite está instalada, esses sintomas se intensificam o mau hálito se torna persistente, o paladar fica alterado e seus dentes parecem mais longos por causa da reabsorção óssea e da retração gengival. Dor é uma queixa nem sempre presente nesses pacientes.
Tratamento
O tratamento ideal é uma união de forças entre o dentista e os cuidados do paciente, o dentista realizara a limpeza para remoção de toda a placa presente na superfície dos dentes e tártaro e dará as instruções para escovação correta e uso do fio dental.
Ir ao dentista regularmente é uma forma de evitar este tipo de doença, além de realizar limpeza mais profunda dos dentes ele poderá detectar qualquer problema de saúde bucal e tratá-lo antes que se torne algo mais grave e irreversível.