A Ortodontia é a especialidade odontológica responsável por tratamentos que corrigem a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.

Dentes tortos ou desalinhados são mais difíceis de serem mantidos limpos, sendo mais propícios a deterioração e a doença periodontal. E também exercem um estresse adicional nos músculos da mandíbula e podem levar a dores de cabeça, disfunções na articulação temporomandibular e dores no pescoço.

Para você saber se precisa de tratamento ortodôntico e qual o mais indicado para seu caso é necessário consultar um ortodontista, para que ele realize os exames necessários e trace qual a melhor forma de tratamento para você. Mas existem algumas situações que podem indicar a necessidade de procurar por um ortodontista como:

  • Diastemas (espaçamento ou falhas entre os dentes).
  • Desalinhamento da Linha Mediana (quando a arcada superior está desalinhada da inferior).
  • Mordida Cruzada Anterior (arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás).
  • Mordida Cruzada (arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente).
  • Mordida Aberta (espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam).
  • Apinhamento (arcada dentária pequena e não é possível acomodar os dentes corretamente).

Existem vários tipos de aparelhos para correção destes tipos de disfunções e somente um ortodontista poderá indicar qual é o mais indicado para seu caso. A gravidade do problema é que determinara o procedimento a ser utilizado, podendo ser aparelho fixo ou móvel.

Os aparelhos fixos convencionais funcionam por meio de peças coladas nos dentes, chamadas de bráquetes, geralmente produzidos a partir de ligas de aço inoxidável que são colados aos dentes com resina, hoje em dia existem bráquetes transparentes, para fins estéticos. Os bráquetes colados em cada dente recebem um arco de metal maleável, parecido com um arame de metal. Para fixar o fio nos bráquetes são utilizadas as tradicionais borrachinhas.

O arco tem formatos e diâmetros variáveis e é trocado pelo ortodontista com a evolução do tratamento, regulando a força e a tensão ortodôntica aplicada sobre os dentes. É essa tensão e forças que fazem com que os dentes se movam vagarosamente, saindo da posição original em direção à posição correta ou ideal, por tanto é necessário manutenção em consulta com ortodontista, para que ele aperte regularmente o aparelho dentário, obrigando os dentes a moverem-se continuamente no sentido desejado.

Aparelhos fixos auto ligáveis cujos bráquetes são mais modernos e os arcos adequados a cada estágio do tratamento, proporcionando ótimos resultados em um tempo menor de tratamento e manutenções mais espaçadas. Dispensa o uso das borrachinhas e acessórios o que favorece uma melhor higiene bucal.

Já o aparelho móvel faz pequenos movimentos nos dentes e é ideal para crianças, principalmente entre os 6 e 12 anos, pois elas estão em fase de crescimento e, portanto, os dentes não estão totalmente estabilizados, por ser móvel depende da colaboração do paciente.

É necessário usar constantemente, durante o dia e, principalmente, à noite. Este tipo de aparelho precisa de ajustes mensais para garantia de um bom resultado, pois a cada consulta o ortodontista realiza ajustes sutis que vão alterando a configuração do aparelho móvel.

É utilizado também quando o paciente tem uma arcada estreita, através de expansores fixados com parafusos para aumentar e deixá-la mais larga de forma gradativa.

A eficácia do tratamento dependerá da disciplina do usuário quanto à limpeza frequente, do uso de fio dental, da remoção dos restos de comida após as refeições e visitas regulares ao dentista.

Hoje em dia encontramos também o famoso aparelho ortodôntico invisível, e muitos se perguntam sobre a eficácia do tratamento e suas indicações.

Este tipo de aparelho é baseado no mapeamento 3D da boca o que garante que as etapas do tratamento sejam programadas e o efeito final possa ser visto previamente por um software.

Quanto à eficácia do tratamento, ainda que o acessório seja feito de plástico transparente, ele terá uma espessura programada para exercer uma força mais precisa e direcionada nos dentes, promovendo a movimentação em um menor tempo. Por ser móvel oferece vantagens como, mais facilidade na limpeza do acessório e também pode ser removido durante as refeições, facilitando a escovação e o uso do fio dental. Além de causar menos dor e desconforto durante o tratamento já que eles não possuem volume, fios ou pontas.

Porém o fato de ser removível pode ser um fator de contra indicação para alguns casos, como para crianças e adolescentes, pois a eficácia do tratamento dependerá da disciplina e do uso continuo do aparelho.

No decorrer deste artigo você pode identificar possíveis necessidades de tratamento ortodôntico e quais os tratamentos mais comuns, agora é só procurar seu dentista para que ele possa identificar qual melhor plano de tratamento para o seu caso.

×

Agende sua consulta pelo WhatsApp

× Agende sua consulta