Leite e derivados – Leite, queijo e iogurte são ricos em cálcio e fósforo, minerais essenciais para a formação estrutural dos dentes. Também possuem proteínas que diminuem a acidez bucal e protegem o esmalte do desgaste.
Peixes – Como salmão, sardinha, atum, são boas fontes de cálcio e também são ricos em vitamina D, que atua diretamente na absorção e fixação do cálcio, o que faz destes peixes excelentes fortificantes dos dentes.
Chicletes sem açúcar – A goma de mascar adoçada com xilitol é um agente anticárie. O xilitol é um açúcar de cinco carbonos que não pode ser metabolizado pelas bactérias orais. Vinte minutos de mastigação parecem causar um aumento no ph salivar neutralizando a acidez após as refeições e protegendo o esmalte dos dentes.
Chá verde – Contém catequina, um antioxidante que reduz a incidência de cáries e a formação de placas bacterianas nos dentes.
Maçã – A maça contém fibras que promovem a limpeza dos dentes durante a mastigação e libera ácidos na boca que favorecem a digestão dos alimentos.
Linhaça – É rica em ômega 3, um nutriente anti-inflamatório e aumenta a resistência do organismo a infecções, auxiliando na redução de inflamações bucais.